Qualidade em equipamentos. Eficiência nos processos industriais.
Moagem
Integração perfeita entre os setores de produção.


Pulverizadores Airetron

A linha de moinhos Pulverizadores da Airetron vem sendo fabricada e aperfeiçoada desde 1923 podendo ser considerada, atualmente, uma das mais completas linhas de equipamentos para moagem.

Desde o início estes equipamentos permitiram a moagem de uma grande variedade de produtos com redução granulométrica e precisão superiores às normalmente obtidas com equipamentos semelhantes.

Com a tecnologia adquirida e utilizando a sua linha de equipamentos, a Airetron pode fornecer sistemas completos para o processamento de materiais incluindo moagem, classificação, transporte pneumático, filtração, mistura, dispersão, etc.

Pulverizador de Laboratório

Esta unidade foi desenvolvida especialmente para testes e trabalhos experimentais em laboratórios e plantas piloto, ou ainda para pequenas produções, podendo pulverizar amostras analíticas com um mínimo de perdas.

Todos os seus componentes são projetados para permitir grande facilidade de acesso para limpeza. A alimentação do produto à câmara de moagem é feita por urna rosca que pode ser manual ou motorizada.

Este moinho é equipado com um motor de 1 HP e sua capacidade de produção pode chegar até aproximadamente 50 kg/h, dependendo do produto e características desejadas.

Pulverizadores TI -1, T2-2, T3-3, T4-3, T4-4

São unidades industriais compactas com elevado padrão e precisão de materiais e execução, o que assegura operações ininterruptas na obtenção de produtos com a granulometria desejada e com economia energética de até 75%.

Sua forma construtiva permite fácil acesso a todos os componentes facilitando operações de limpeza e manutenção. Podem ser fornecidos com alimentação por rosca motorizada, por gravidade e por sucção. Dependendo do produto e granulometria desejada, operam com as seguintes capacidades:

  • Moinho TI-1 ( 5 HP) : até 700 kg/h
  • Moinho T2-2 ( 15 HP) : até 2.000 kg/h
  • Moinho T3-3 ( 40 HP) : até 6.000 kg/h
  • Moinho T4-3 (75 HP) : até 11.000 kg/h
  • Moinho T4-4 (150 HP) : até 20.000 kg/h

Características

Os Pulverizadores Airetron foram projetados visando a obtenção de elevada redução granulométrica associada à alta produção com baixo custo. Suas baixas temperaturas de moagem são particularmente vantajosas no processamento de materiais termo-sensíveis. Reúnem num só equipamento operações de moagem, mistura e dispersão isentas de liberação de pó ao ambiente. De construção precisa e robusta e com grande facilidade de acesso para limpeza e inspeção, os Pulverizadores Airetron permitem operações ininterruptas por longo tempo e com custos de manutenção extremamente reduzidos.

Princípio de Funcionamento

O Pulverizador Airetron é constituído essencialmente por uma câmara de moagem tendo em seu interior um rotor com martelos que, geralmente, opera a altas velocidades e um defletor múltiplo estático. A alimentação e dosagem de produto a ser processado é normalmente feita por uma ou mais roscas transportadoras, que fazem parte integrante do equipamento. [Dependendo do tipo de Pulverizador, o controle granulométrico do produto moído é feito selecionando a peneira e a rotação da máquina.

O processo de moagem nestes equipamentos baseia-se no impacto entre os martelos e as partículas, através do qual a energia cinética dos martelos, a alta velocidade, se dissipa sobre as próprias partículas, acarretando sucessivas quebras e conseqüente redução granulométrica. Para minimizar efeitos de desgaste, todos os martelos dos Pulverizadores tem a sua face de impacto revestida com ligas especiais altamente resistentes à abrasão.

Testes

Para casos especiais onde não houver referências anteriores ou, ainda, se for desejado pelo cliente, a Airetron poderá efetuar os mais diversos tipos de testes de moagem utilizando para tal as unidades piloto disponíveis em seu laboratório

Controle de Glanulometria

Os Pulverizadores Airetron são mais do que simples moinhos. Freqüentemente existem aplicações onde é de extrema importância o controle do perfil granulométrico do produto obtido, uma vez que pode afetar reações químicas, solubilidade, densidade aparente, cor, aspecto, etc., e, nestes casos, uma simples redução do tamanho dá partículas não é suficiente. Devido a ação de moagem ser totalmente mecânica, os Pulverizadores Airetron proporcionam grande estabilidade e precisão no produto final. Uma vez colocados em operação e ajustados para a obtenção de certo produto, estes moinhos o produzirão constantemente com os mesmos resultados por longo tempo, fazendo-se desnecessários ajustes freqüentes.

Pulverizadores VCA 3,5,10,15,30,40,60,75,100 e 200

Este tipo de Pulverizador é utilizado para a obtenção de partículas finíssimas. Possui incorporado um aeroclassificador com ajuste externo que permite uma modulação do ponto de corte granulométrico desejado, não utilizando portanto peneiras. O material mais grosso retorna à câmara de moagem, enquanto os finos são transportados pneumaticamente ao equipamento coletor.

Devido à elevada circulação de ar, são particularmente adequados no processamento de produtos termo- sensíveis. A alimentação de produto à câmara de moagem é feita por rosca motorizada. Dependendo do produto e granulometria desejada operam com as seguintes capacidades:

  • 3 VCA ( 3 HP) : até 300 kg/h
  • 10 VCA ( 10 HP) : até 800 kg/h
  • 30 VCA ( 30 HP) : até 2.500 kg/h
  • 60 VCA ( 60 HP) : até 5.500 kg/h
  • 200 VCA ( 200 HP) : até 15.000 kg/h


Moinho VCA